O que significa natu way 3d?



91. 88 e litigiar contra você até te arrasar’, não importando ESTES méri- tos do meu apelo. Eles me deixaram claro de que a coisa toda ia ficar reduzida a quem tem Muito mais poder de fogo financeiro e jurídico, eu ou eles. 4. A questão A cerca de uso justo em global aparece pelo fim do 1 projeto, quando nossos prazos já estão apertados e nossos recursos no fim”. Em teoria, o uso justo significa que você nãeste precisa do permissão. Ateoria por isso apóia a cultura livre e vai contra uma cultura de permissão.Contudo na prática o uso justo funciona de maneira completamente diferente.

Até entãeste, saiba como o professor por legislação Raymond Patterson define,“Os livreiros (. . . ) se preocupavam tanto usando os artistas quanto os donosde rebanho com este rebanho”. [103] Este livreiro nãeste se preocupava em grilar osdireitos do autor. Tua preocupaçãeste era a renda que este monopólio Derivado do ostrabalhos do autor lhe dava. Este argumento Destes livreiros nãeste foi aceito nenhumas luta. O herói dessa luta eraum publicador escocês chamado Alexander Donaldson. [104] Donaldson nãeste estava envolvido utilizando este Conger londrino. Ele começou suacarreira em Edimburgo em 1750. Este foco por seu negócio eram reimpressõesbaratas “de obras comuns cujo período do copyright tivesse expirado,” aomenos segundo este Estatuto do Anne. [105] A empresa do publicações de Don-aldson prosperou e tornou-se uma “espécie do centro de modo a escoceses letrados”.“Entre eles,” relata-nos o Professor Mark Rose, estava “o jovem James Boswellque, junto usando seu amigo Andrew Erskine, publicou uma antologia por poe-porém escoceses contemporâneos para Donaldson”. [106] Quando ESTES livreiros londrinos tentaram fechar este negócio por Donaldson naEscócia, ele respondeu abrindo o seu negócio em Londres, aonde ele vendiaedições baratas “dos Muito mais populares livros ingleses, em desafio ao supostodireito do jurisprudência da Propriedade Literária”. [107] Seus livros eramde 30 a 50% mais baratos qual os do Conger, e ele defendia seu direito por

Esse Comércio existe em paralelo ao Comércio co-mercial oficial do manga. Do certa ESTILO, eles competem obviamente com omercado, contudo não existe nenhum esforçeste concentrado daqueles de que contro-lam o Comércio comercial do manga em acabar usando este Nicho do doujinshi.Ele prospera, apesar da competição e da lei. Este fator Muito mais perturbador no mercado do doujinshi — para aqueles queestudam a lei, ao menos — é o fato do que ele é autorizado a existir. Segundoa lei do copyright japonesa, qual nesse sentido (ao menos no papel) copia alei americana, este Nicho do doujinshi é ilegal. Doujinshi são certamente“obras derivadas”. Nãeste existe a prática dos autores de doujinshi em pediruma autorizaçãeste legal Destes autores do manga. Por fato, a prática é simples-mente pegar e modificar as criações do outros, saiba como Walt Disney fez comSteamboat Bill, Jr. Mesmo que na lei japonesa ou americana, essa “apropriação” semconsentimento por trabalho utilizando copyright desprovido autorizaçãeste pré especialmentevia do autor éilegal. É uma violação do copyright realizar uma cópia ou obra derivada sempermissão do dono do trabalho sob copyright . Apesar por tudo isso, esse mercado ilegal existe e, supra por tudo, prosperano Japãeste, e na opinião por muitos é exatamente por causa que ele existe é queo Comércio por manga pelo Japão prospera. Saiba como este desenhista por quadrinhosamericano Judd Winick me disse, “Este começo Destes quadrinhos nos Estados

Depois qual cheguei na coisa Destes 40 parece que tudo que eu saiba como me faz engordar, nãeste sei se você já passou por isso, mas é horrível, ainda Ainda mais quando você sai dos 62Kg e passa a pesar 77Kg.

189. 192quer outra pessoa. Várias companhias, tais como a Dover Press e a PenguinClassics, pegam obras do domínio público e produzem obras impressas, queeles vendem em livrarias em todo o país. Outras, tais como a Disney, pegam essashistórias e transformam-nas em desenhos animados, algumas vezes bem suce-didos (saiba como pelo caso do Cinderela), e outra não (o caso de Corcunda por NotreDame e do Planeta do Tesouro). Todas essas são publicações comerciais deobras do domínio público. A Net criou a possibilidade do publicações não-comerciais por obrasem domínio público. Este exemplo por Eldred é somente um entre ESTES muitos pos-síveis. Há literalmente milhares de outros exemplos. Centenas de milhares depessoas ao redor do mundo descobriram essa plataforma por expressão e agoraa usam de modo a compartilhar obras que, através lei, estãeste livres. Isso produziu oque poderíamos chamar do “indústria da publicaçãeste não-comercial” que antesda Net era limitada a pessoas com egos enormes ou utilizando causas sociaisou políticas. Porém utilizando a Intern, ela inclui uma Bastante gama do indivíduos egrupos dedicados à divulgaçãeste cultural em geral. 3 Como eu disse, Eldred viva em New Hampshire. Em 1998, a coleção depoemas por Robert Frost New Hampshire esta de modo a atravessar de modo a o domíniopúblico. Eldred desejava meter tal coleçãeste na sua própria biblioteca por domíniopúblico. Contudo o Congresso se intrometeu. Saiba como descrevi pelo capítulo 10, em1998, através dé especialmentecima primeira vez em quarenta anos, este Congresso ampliou osperíodos dos copyright existentes — dessa vez em vinte anos.

229. 233condição do adquirirem as drogas pelos preços qual as companhias farmacêu-ticas estavam cobrando. Novamente, ESTES africanos são extremamente pobresdemais de modo a comprarem tais drogas pelos preçESTES disponibilizados. Parar a impor-taçãeste paralela nãeste iria aumentar substancialmente as vendas das companhiasamericanas. Na prática, este argumento em benefício da restrição desse fluxo de Saber,qual era necessário para salvar milhares de vidas, era um argumento sobre asantidade da propriedade. [194] Foi por causa da “propriedade intelectual”qual poderia ser violada de que essas drogas de que essas drogas nãeste foram paraa África. Foi um princípio A cerca de a “propriedade intelectual” de que levou essesgovernos a atuarem para intervirem contra a resposta sul-africana para aAIDS. Doravante pense mal um instante. Vai chegar uma hora, daqui a unstrinta anos, em que nossos filhos vão olhar de modo a trás e perguntar-nos, “comodeixamos isso acontecer? Saiba como permitimos de que uma política fosse perseguida,a ser qual os custos por tal perseguiçãeste envolveram a aceleraçãeste na morte de15 a 30 milhões por africanos, e seu único benefício foi reforçar a ‘santidade’do uma idfoiia? De que justificativa possível poderia existir de modo a uma políticaque resultou em tantas mortes? Qual foi exatamente a insanidade qual nosdeixou permitir tantos morrerem por causa por uma abstração?” Quaisquer culpam a indústria farmacêutica.

[79] ESTES selos recla-mavam de que cada álbum gravado em fita era 1 álbum qual deixava por servendido, e quando as vendas caíram em 111,4% em 1981, a indústria recla-mava de que seu ponto por Aspecto estava provado. A tecnologia era o problema, ebanir ou regulamentar a tecnologia era a solução. E a partir de então, e previamente mesmo que o Congresso precisasse produzir alguma re-gulamentação, natu way 3d funciona a MTV surgiu, e a indústria teve uma recuperaçãeste fantástica.“No fim DE contas”, conclui Cap Gemini, “a ‘crise’ (. . . ) nãeste era culpa dosque gravam fitas cassete — de que não pararam [por gravá-las após este surgimentoda MTV] — porém sim em grande parte da estagnaçãeste da inovaçãeste na músicapor parte dos grandes selos”. [80] Porém mal porque a indústria estava errada antes não deseja dizer queesteja errada actualmente. Para avaliar a real ameaça representada pelo compar-tilhamento em P2P à indústria em particular, e à sociedade em global — aomenos uma sociedade qual herdou a tradiçãeste qual nos deu a indústria cine-matográfica, fonográfica, radiofônica, por TV a cabo, e o videocassete — aquestão nãeste simplesmente se o Género A de compartilhamento é prejudicial,mas sim do o quão prejudicial ele este é, e natu way 3d funciona este quãeste benéfico natu way 3d preço ESTES demais MODOS decompartilhamento o sãeste. Vamos começar a responder tal questãeste focando-nos no dano mé especialmentedio,do ponto do vista da indústria tais como 1 todo, que as redes de comparti-

97. 94 Para certos, essas histórias oferecem uma soluçãeste: vamos modificar con-junto Destes direitos por modo que as pessoas fiquem livres de modo a criarem em cimade minha e sua cultura. Livres para adicionar ou misturar como desejarem. Nóspodemos até mesmo ocasionar essa mudança isento precisarmos tornar o uso“livre”, tais como este livre de “cerveja liberada”. Ao invé especialmentes disso, o sistema poderiasimplesmente tornar simples a 1 criador em potencial compensar os artistassem que para isso mesmo que necessário contratar-se uma horda huna de advoga-Destes: uma regra, por exemplo, poderia determinar que “o royalty a ser pagoao detentor por uma obra sob copyright não-registrada para uso derivativo detal obra será por 1% Destes rendimentos mfoidios gerados pela mesma, para serpago em títulos ao detentor do copyright”. Segundo essa regra, o dono docopyright teria pontos positivos por alguns royalties, porém ele nãeste teria direito totalde propriedade (no sentido do de que determinaria o preço da obra) a não serque ele registrasse seu trabalho. Como poderíamos opor-se a isso? E qual razãeste haveria-se de modo a tal ob-jeçãeste? Nós estamos falando sobre negócios de que nãeste estão a ser criados; quese feitos, segundo essas regras, poderiam gerar mais recursos aos artistas.Qual a razão para qualquer um ser contra isso? Em fevereiro de 2003, os estúdios DreamWorks anunciaram um acordocom Mike Myers, este gênio da utilizandofoidia por trás do Saturday Night Live eAustin Powers.

28. Capítulo 1Criadores Em 1928, 1 personagem por desenho animado nascia. Mickey Mouse fezsua primeira aparição em Maio daquele ano, em 1 desenho mudo chamadoPlane Crazy. Em novembro, pelo Colony Theater em Nova Iorque, no primeirodesenho animado natu way 3d emagrece mesmo com som sincronizado amplamente distribuído, SteamboatWillie trouxe à vida este personagem de que iríamos conhecer como Mickey Mouse. Este som sincronizado foi introduzido em um filme um ano antes usando ofilme The Jazz Singer. Esse sucesso levou Walt Disney a copiar a té especialmentecnica ecolocar som em seus desenhos animados. Ninguém sabia se isso iria funcionare, se funcionasse, se iria ser aprovado pelo público. Mas quando Disney fezum teste no verão por 1928, os resultados foram indiscutíveis. Tais como Disneydescreveu seu primeiro experimento, “2 de meus rapazes cantavam e 1 tocava uma gaita.

33. 26Unidos foram muito parecidos com este qual está acontecendo atualmente noJapãeste. (. . . ) Os quadrinhos americanos nasciam da cópia uns Destes outros.(. . . ) Era assim que [ESTES artistas] aprendem a desenhar — indo a lojas dequadrinhos e nãeste ESTES desenhando, porém olhando eles e ESTES copiando” e criandoa partir deles. [23] Os quadrinhos americanos doravante sãeste bem diferentes, Winick explica, emparte por causa das dificuldades legais para adaptar quadrinhos do umamaneira similar à qual os doujinshi podem possibilitar realizar. Falando A cerca de o Super-homem, Winick me disse qual “Andam essas regras e você tem de que se apegara elas”. Existem coisas que este Super-homem “nãeste pode” criar. “Como umcriador, é frustrante deter de que se atar a certos parâmetros por cinqüenta anosatrás”. A lei pelo Japãeste suaviza essa dificuldade legal. Quaisquer dizem que o éexatamente este benefício do Nicho por manga pelo Japãeste prosperar é o queexplica essa suavizaçãeste. Este professor do legislação da Temple University SalilMehra, por exemplo, postula que este mercado de manga aceita essas violaçõesté especialmentecnicas porque elas obrigam o Nicho do manga a ser Ainda mais rico e produtivo.Todos sairiam perdendo se este doujinshi fosse proibido, por isso a lei nãoproíbe este doujinshi. [24] O problema usando tal história, porfoim, saiba como Mehra veementemente re-conhece, é de que o mecanismo que produz tal resposta laissez faire nãeste conservacontinuademoraestacaestacionaestaficafixa jazepararpermanecequedaclaro.

Então, se de modo a ele levou um ano fazer algo Nesse caso, quanto tempo levariapara outras vizinhos? E quanta criatividade nunca foi fabricada apenas porque ocusto por cobrir-se ESTES direitos eram grandes demais? Esses custos sãeste este peso de um tipo de regulamentaçãeste. Coloque seuchapfoiu Republicano por um instante, e fide que revoltado utilizando isso. Este go-verno dofine o escopo desses direitos, e esse escopo porfine o quanto irá custarpara negociar tais direitos (lembre-se da idé especialmenteia que este terreno sobe aos seus, eimagine um piloto sendo obrigado a adquirir direitos por passagem aé especialmenterea aovoar de Los Angeles para San Francisco.) Esses direitos podem vir a já deter feitosentido, contudo como as circustâncias mudaram, eles já não fazem Ainda mais ne-nhum sentido. Ou ao menos 1 Republicano natural doiutrinado, minimizadorde regulamentações poderia olhar para isso e dizer, “Será que isso ainda fazsentido?” Eu já espasmos de reconhecimento quando as pessoas chegam nesse mo-mento, contudo mal poucas vezes. A primeira delas foi em uma conferência dejuízes federais na Califórnia. ESTES juízes estavam agrupados para discutirem otema emergente do cyber-jurismo. Eu fui convidado a participar do painel.Harvey Saferstein, um advogado bastante respeitado por uma firma do Los An-geles, abriram o painel utilizando um vídeo qual ele e um amigo, Robert Fairbank,

65. 59 “Pirataria”mente sai sem embolsar; porque deveria ser diferente usando a música em linha?” Adiferença, claro, é que quando você pega 1 livro na Saraiva, é 1 livro amenos disponível de modo a venda. Já quando você copia um arquivo MP3 de umarede de computadores, nãeste trata-se de um CD a menos que possa ser vendido.As idiossincrasias da pirataria do intangível é diferente DE idiossincrasias dapirataria do tangível. Esse argumento identicamente conjuntamente é natural fraco. Porém, embora este copyright definadireitos do uma propriedade por 1 Genero natural especial, ainda Assim sendo ele é umdireito de propriedade. Tais como em todos ESTES direitos do propriedade, este copyrightdá ao dono este direito por decidir os termos segundo ESTES quais este conteúdo podeser compartilhado. Se o dono do copyright não quiser vender este conteúdo, elenãeste precisa. Existem exceções: licenças legais importantes qual se aplicam aconteúdo sob copyright independentemente do desejo do dono do copyright.Essas licenças dãeste às vizinhos o direito do “tomarem” conteúdo sob copyrightqueira o dono do copyright vendê-lo ou não. Mas aonde a lei nãeste dá àspessoas este direito de pegarem conteúdo, é errado este criar mesmo qual esse erronãeste cause dano. Se nós temos 1 sistema do propriedades, e esse sistema éapropriadamente equilibrado com a tecnologia do seu período, então é erradotomar propriedades de outros sem tua permissãeste.

“Toda tal balela Derivado do equi-líbrio e incentivos”, dizem eles, “esquece-se por um ponto fundamental: nossoconteúdo”, eles insistem, “é propriedade minha e sua. Por de que deveríamos esperarque o Congresso ‘reequilibrasse’ nossos direitos por propriedade? Deveríamosesperar previamente por chamarmos a polícia quando nosso automóvel foi roubado? Eporque o Congresso deveria deliberar Derivado do todos os mfoiritos envolvidos nesseroubo? Deveríamos nos perguntam se o ladrãeste de carro teve um Porreiro uso docarro previamente de este prendermos? ” “Tal é a nossa propriedade”, eles insistem, “e ela deveria ser protegidada mesma ESTILO tais como qualquer outra propriedade”.

11. xiii Prefácio Tal idé especialmenteia e um Destes elementos do argumento em Cultura Livre, emborameu foco nãeste esteja somente na concentração do poder produzida pela con-centraçãeste da propriedade, contudo, Ainda mais importante e menos visível, na concen-traçãeste do poder produzido por uma visãeste radical pelo escopo efetivo DE leis.A lei está mudando; tal mudança está alterando a MANEIRA tais como nossa cul-tura está sendo feita; tal mudança deveria o preocupar — importe-se vocêou não com a Internet e, não importa se você está à direita ou à esquerda deSafire. A inspiraçãeste para este título e para amplamente do argumento desse livro veiodo produção do Richard Stallman e da Free Software Foundation. De fato,quando eu reli os trabalhos do Stallman, especialmente ESTES artigos inclusos emFree Software, Free Society, eu entendi de que todas as visualizações teóricas queeu desenvolvo aqui sãeste idé especialmenteias descritas dfoicadas atrás por Stallman. Algunspoderiam argumentar que na verdade esse manejorefregatráfego é “meramente derivativo”. Eu aceito a crítica, se por fato pode-se dizer qual isso é uma crítica. Otrabalho do um advogado é a todos os momentos derivativo, e eu nãeste façeste nada nesse livroque nãeste mesmo que relembrar a uma cultura A cerca de uma tradiçãeste qual sempre foisua. Tais como Stallman, eu defendo essa tradiçãeste usando base em seus valores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *